Quantas historinhas você já ouviu cujas palavras iniciais eram essas? Bastava alguém falar as "palavras mágicas" e as crianças se aquietavam, deixavam tudo para ouvir uma história de aventuras, de amor, de magia... Quem será que usou essas palavras pela primeira vez? Bom, eu não sei, mas se essa pessoas soubesso o poder que elas têm, daria um jeito de voltar no tempo só para patenteá-las. Se fôssemos escrever qualquer história infantil, certamente começaríamos dessa forma e, provavelmente, terminaríamos com "...e viveram felizes para sempre..."
Mas a nossa vida não é tão interessante como num conto de fadas. Podemos encontrar, sim, príncipes e princesas, e com eles, as "bruxas", as armadilhas, os caminhos enganosos... Vale ressaltar que NÃO ACREDITO EM FADAS, BRUXINHAS E DOENDES!!! Estou fazendo alusão aos personagens que fazem parte desses contos e das pessoas que passam pela nossa vida e agem como tais. Vamos combinar: TODA MULHER ESPER UM PRÍNCIPE ENCANTADADO, certo? E se espera seu príncipe, é porque se vê como uma princesa. Entretanto, até que o "PRÍNCIPE ENCANTADOR" complete sua missão, várias situações surgem para impedir o tão esperado encontro. Ok, ok... Eles finalmente ficam juntos e vivem felizes para sempre... Oooops! Daí vêm as situações de conflito. Pessoas que interferem na sua vida a tal ponto que podem ser comparadas com aqueles vilões das histórias e novelas. Deus me livre!
O que eu quero dizer com tudo isso é que somos personagens do teatro da nossa vida, sem roteiro definido e definitivo, sem uma promessa de final feliz, e tudo mais. Muitas vezes a vida parecerá injusta. As situações que te fazem tão feliz simplesmente não podem estar inseridas no seu roteiro. Alguém me disse que "nem tudo é do jeito que a gente quer, as coisas são mais fáceis de acontecer nas novelas da TV". E é a mais pura verdade. Quantas pessoas se veem apaixonadas pela "pessoa errada", mas que, no seu mundo, é a "pessoa certa"? Quantas vezes nos perguntamos o porquê de tantas pessoas (inclusive nós) fazerm tudo certo e nunca receberem a recompensa justa por isso? Por que é tão difícil ser feliz, plenamente feliz?
Não quero mencionar aqui o que diz a Bíblia, conheço bem todo o discurso político-religioso para essas questões. Não me considero um Ricardo Gondim ao fazer esses questionamentos. Para quem não o conhece, ele apenas fala o que muita gente pensa e não tem coragem de verbalizar. A verdade é que existe muita hipocrisia no mundo e nos vemos, muitas vezes como tais, usando jargões e verbetes simplesmente porque parece mais correto assim proceder. Precisamos crescer, encarar a vida como ela é. Vilões e mocinhos, alegrias e tristezas, ganhos e perdas... ela é cheia de antagonismos e precisamos encarar todos eles com uma visão realista e racional.
Sendo assim, era uma vez uma menina chamada Claudiane...