sexta-feira, 3 de novembro de 2006

O que é "inesquecível" pra você?



            O que torna algo inesquecível? O que torna alguém inesquecível?

             Alguns momentos da nossa vida são tão marcantes que desejamos vivê-los sempre, como num "déjà vu". A diferença é que esse "déjà vu" não é cansativo, justamente porque nos traz prazer e alegria. Outros momentos, não tão agradáveis, gostaríamos de apagar da nossa mente, mas infelizmente não conseguimos. E já percebeu que esses momentos ruins são os que mais povoam nossa mente? Quando menos se espera, lá vem aquele flash-back e temos a sensação de estarmos vivendo tudo novamente. Então, passo a compreender que "inesquecível" nem sempre é sinônimo de alegria. Nem sempre as lembranças são agradáveis; às vezes, elas vêm trazendo muita dor, desilusão, frustração... enfim, vêm recheadas de sentimentos ruins, que machucam o coração.

              Engraçado, também, é o tempo de duração desses momentos. Geralmente, os bons duram tão pouco que quando pensamos realmente em aproveitá-los, PUF!, já se foram. E nem preciso falar dos outros momentos, né? Parecem eternos! É como o verão e o inverno. Sempre temos a sensação de que o verão é mais curto.

              Mas o que eu estou querendo dizer com tudo isso? Será que eu tenho a solução para "deletar" da mente humana aquilo que traz tristezas e dor? Infelizmente, não. É inevitável que esses pensamentos venham à mente. Mas há um versículo da Bíblia que diz: "Quero trazer à memória o que pode me dar esperança" (Lm 3.21). Bonito, não é? Então, penso que essa seja a "fórmula da felicidade". Pense, é só usar a lógica: se pensamentos ruins te fazem sofrer, combata-os com bons pensamentos. Comece a pesar esses momentos numa balança e você verá que os bons momentos sempre são mais intensos, mais arrebatadores. Não vale a pena ficar remoendo tanta dor! Quando sou assaltada por esses sentimentos ou pensamentos, corro até minha caixa de recordações. São tantas coisinhas que aparentemente não têm valor algum, mas que guardo como se fossem um tesouro precioso... E são. Cada objeto é como se fosse uma chave; cada chave abre uma porta dentro de mim, e eu posso entrar em cômodos repletos de alegria, de risos...

              Cada fase da nossa vida é um momento único de aprendizado. Não se aprende acertando sempre. Nem sempre o dia está ensolarado, mas você sabe que o sol vai brilhar amanhã ou depois. Se chover, brinque na chuva, é legal! Não se deixe abater por qualquer coisa! A vida sempre te dá a chance de ser feliz. Basta saber olhar as circunstâncias com um olhar positivo, procurando ver a beleza por trás das nuvens. Difícil de entender? Talvez, mas vale a pena tentar.