quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Qual é o segredo da felicidade?

     Já dizia Nietzsche: "felizes as vacas que não se preocupam com passado nem futuro". Esse pensamento ficou ecoando na minha mente desde que participei de um Seminário de Filosofia promovido pela Faculdade . Nietzsche escreveu que a maior diferença entre a vaca e o homem é que a vaca sabia como existir, simplesmente porque as vacas vivem livres das angústias, dos medos; aprenderam a viver o presente sem o peso do passado e sem a preocupação com o futuro. Infelizmente, nós, seres humanos racionais até demais, nos deixamos atormentar pelos fantasmas do passado e pelo futuro incerto que se aproxima cada vez mais rápido, enquanto deixamos de viver o presente . Quando percebemos, esse presente já se tornou passado, e a frustração de não tê-lo vivido só nos torna mais infelizes.
     É conflitante vivermos presos às lembranças. Por vezes, elas nos trazem um sentimento nostálgico de uma felicidade própria da infância, outras vezes, nos machucam tanto ao ponto de sentirmos a mesma dor que experimentamos outrora. Por esse motivo sentimos tantas saudades da infância, a nossa única preocupação era "do que vamos brincar agora?". Hoje, falamos isso aos nossos filhos, (alunos, sobrinhos, etc), quase como um 11º mandamento: "Aproveitem sua infância para que se prolonguem os dias de felicidade!". Eles ainda não sabem o que os espera no futuro, mas NO FUTURO recordarão dessas palavras e as pronunciarão com a mesma veemência com que lhes foram faladas.
     E para nós, adultos infelizes, quais seriam as palavras mágicas, o mandamento a seguir? "Voltem a ser como crianças! Aprendam a viver o presente para que seu passado só lhe traga motivos para sorrir. Quanto ao futuro... Ele acabou de chegar!"

2 comentários:

  1. vou escrever com o mesmo título, mas será uma paródia, não acho as vacas felizes. rs

    ResponderExcluir
  2. Realmente, nunca vi uma vaca sorrindo... rsrsrs
    Nós sabemos qual é o verdadeiro segredo da felicidade, basta conhecer Jesus, o DONO da FELICIDADE PLENA. Mas espero que de alguma forma, esse artigo lhe tenha feito refletir tanto quanto a mim.
    Bjs!

    ResponderExcluir