quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O que tem motivado você?

     Mais um dia está chegando ao fim... Amanhã, tudo começa igual: acordar, espiar pela janela pra saber se está chovendo, lutar com minha cama, que insiste em me prender para os perigosos "só mais cinco minutinhos"... Enfim, a velha rotina de sempre. E o pensamento que sempre vem à minha mente todos os dias é: qual é a minha motivação de hoje? Já parou pra pensar sobre isso?
     Na maioria das vezes, nós simplesmente acordamos e seguimos nossa rotina automaticamente, como robôs programados para realizar as atividades do dia. Quem nunca levantou, meio que sem abrir os olhos ainda, e foi cambaleando até o banheiro, entrou no chuveiro e só aí despertou? Mas o que motiva você? Pergunte-se agora e reflita sobre isso... O que te faz querer levantar da cama e enfrentar os problemas que o dia vai te apresentar? Você sabe tão bem quanto eu que um leão nos espera todos os dias e não dá pra fugir dele! Sabendo disso... o que te dá forças para enfrentá-lo?
     A motivação é o primeiro passo para a realização de qualquer coisa, até da concretização de um sonho. É essa motivação, essa força motriz que te faz ignorar a dor nos pés casados de caminhar. Ela te faz esquecer a chuva que cai, o frio que vai chegar, o calor que te esmorece... Você ignora até o vento contrário que dificulta sua caminhada e torna seu caminhar mais pesado. Correr atrás de um sonho é árduo, é doloroso... Mas, o que te motiva?
      Veio a chuva? Espere um pouco, encontre um abrigo e espere... a chuva passar. O sol está intenso, o calor está insuportável? Calma... Você logo encontrará uma árvore frondosa e poderá descansar à sua sombra. Vendaval?! Ele não vai durar para sempre! Espere...
      Parar um pouco durante a caminhada não é sinônimo de estagnação, muito menos de fracasso. É o momento de descansar, de reunir forças para retomar a caminhada, de rever seus projetos, analisar seus progressos, sonhar um pouco mais... E enquanto pensamos em tudo isso, a vontade de prosseguir fica ainda mais forte.. Olha a motivação chegando!
     O desejo de vencer nem sempre impulsiona as pessoas da mesma forma. Aqueles que desistem de caminhar não o fizeram porque não desejavam vencer, mas porque sua motivação não foi suficiente para fazê-lo prosseguir até o fim. Algumas pessoas, naturalmente, possuem essa garra natural, agem sozinhas, não necessitam de estímulos externos para seguirem em seus objetivos. Outras, apesar da enorme vontade de lutar, precisam de alguém que as ajude a caminhar, precisam de amigos que se disponham a seguir o mesmo caminho, a sonhar o mesmo sonho e que as façam acreditar que não estão só na caminhada. Ele "regam" a semente da motivação e colhem, também, os frutos da sua vitória.
      Agora, depois dessa breve reflexão, já pode responder para você mesmo O QUE TE MOTIVA? Se ainda não descobriu ou não encontrou a resposta, que tal um desafio? Seja VOCÊ um motivador! Talvez, você encontre alguém que te mostre a resposta?...


 

terça-feira, 27 de setembro de 2011

O amor é mais que isso...

     Certa vez me perguntaram o porquê da maioria dos blogs (diários) pessoais falarem de coisas tristes. São conteúdos melancólicos, de um mundo que só o autor conhece, de assuntos que só dizem respeito a ele mesmo, etc, etc, etc... Daí, eu parei para ler o que tenho escrito ultimamente. Talvez esse tenha sido o motivo de ter parado de escrever! Então, decidi: só vou falar de coisas alegres, de assuntos divertidos! Afinal, quase ninguém lê esse blog, mesmo! Qualquer coisa que eu escrever não vai interferir na vida de ninguém, não vai mudar a vida de ninguém. Talvez, nem a minha!
    Não dá pra negar que as músicas mais bonitas são aquelas de uma amor perdido, impossível, de uma dor bem sofrida após uma traição... Paula Fernandes que o diga! "Tirem  tudo de perto ao ouvir essas músicas: as facas, os chumbinhos, "Baygon líquido - ação total", enfim, qualquer coisa que induza o sujeito a dar cabo da própria vida. E as melodias? Caramba... as mais bonitas são as tocadas em tons menores... chega a doer o fígado! Então vem a desculpa: "Vou beber pá esquecê meus pobrema... (bebe, negão...)". "I'm not dog, no!", "Se eu pegar no sono, me deite no chão..." Meu Deus, que miséria!
     O amor é mais que isso... É sofredor, sim, mas é sublime, antes de tudo. Eu amo um amor impossível, um amor perfeito, onde não há sofrimento... Por isso é impossível. Ele (o amor) é sofredor, mas não te faz um sofredor convicto, um membro de carteirinha do Clube da Depressão. Então, por que sofremos POR e DE amor? Eu não sei, sinceramente...
     Jesus certa vez disse: "Ninguém tem maior amor que este, de dar a vida pelos seus amigos". (João 14: 13). É... Ele, sim, sabia o que é o AMOR, o que significa AMAR. Pense um pouco... Não estou falando de pai, mãe, irmão ou filho... falo de um amigo... você seria capaz de dar sua vida por um amigo? Independente de quem vai ficar, do seu marido, dos seus pais... mas se um amigo dependesse de você para viver, você se sacrificaria por ele? Jesus poderia ter rejeitado a missão. Nem todos que estavam com Ele, que o seguiam, que o chamavam de Mestre eram seus amigos. Ele poderia fazer um "acordo" com o Pai, pedindo que Deus salvasse aqueles que realmente o reconheciam como o Messias, que acreditavam na sua divindade... Mas, se assim o fizesse, o que seria de mim e de você? Não... o amor é mais que isso... É mais do que amar os meus amigos, mas amar meus inimigos, também. E como é difícil! Mas... o amor é isso aí!
     Não dá pra explicar em palavras o que é o amor, embora todos tentemos fazê-lo. Volto às palavras do Senhor quando diz: " Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros". (João 13: 35) Então, entendemos que o amor é mais que palavras, o amor é atitude, é ação, é viver conforme os ensinamentos de Jesus. O amor nem sempre está num olhar "meloso", mas no cuidado demonstrado no dia a dia, no telefonema inesperado, num abraço apertado... Esqueça um pouco o "amor-cor-de-rosa" dos filmes (e afins). O AMOR É MAIS QUE ISSO!!!
     Viva o amor visceral pregado por Jesus! Ame seu inimigo, ofereça a outra face! E nisso conhecerão que somos DELE e POR ELE vivemos!

Claudiane Corrêa