Na história tradicional, a mãe da Chapeuzinho dá uma "missão" à menina. Ela tinha um objetivo: chegar à casa da vovó, que está doente, e entregar-lhe uma cesta com bolo e vinho. Porém, essa tarefa aparentemente fácil, oferecia alguns riscos. Por causa disso, sua mãe foi enfática ao dizer: "...tome muito cuidado. Não converse com estranhos, não diga para onde vai, nem pare para nada. Vá pela estrada do rio, pois ouvi dizer que tem um lobo muito mau na estrada da floresta, devorando quem passa por lá". O resto da história, você já conhece.
O que essa historinha infantil tem para nos ensinar? Como podemos associar nossa vida cristã à história? Simples...
Todos nós temos um caminho a seguir. E durante a caminhada, muitas distrações podem aparecer, correto? Quem não gosta de viajar olhando a paisagem, apreciando a beleza? O problema é que as distrações servem para nos desviar do real objetivo, nos faz perder o foco e, pior, perder tempo. Em uma das versões desse conto, o lobo fala para a menina: "Escute Chapeuzinho, você já viu que lindas flores há nessa floresta? Por quê você não dá uma olhada? Você não está ouvindo os pássaros cantando? Você é muito séria, só caminha olhando para a frente. Veja quanta beleza há na floresta". Que estratégia! Qualquer criança ficaria encantada com tantos atrativos... Pássaros, flores, animaizinhos fofinhos... E, enquanto ficava distraída, o lobo (que em algumas versões se apresenta como um "anjo da floresta") saía para colocar em prática seu plano de destruição.
Em Efésios, o apóstolo Paulo nos dá uma série de instruções para "que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro". (Efésios 4:14) Os lobos estão espalhados, disfarçados de "ovelhas" e até de "anjos". Possuem um discurso apurado, rico em argumentos bíblicos, bastante convincentes. E, por mais que o Senhor nos oriente a analisar tudo à luz da Bíblia, muitos agem com CHAPEUZINHO e se deixam levar por qualquer conversa no caminho. É óbvio que as distrações são atraentes, mas extremamente perigosas. Nosso adversário não brinca de ser mau. Seu único objetivo é destruir nossa vida, e não vai medir esforços para conseguir isso.
E o que dizer do "crente LOBO"? Não fugindo das características do personagem da história, é uma pessoa esperta, interesseira, de conversa fácil e fluente, estrategicamente travestido de "amigo", de "anjo". Infelizmente, nem sempre o identificamos de imediato. Ele se disfarça muito bem... Engana fácil, fácil àqueles que só olham a aparência e se dão por satisfeitos com isso. Mas, como nenhuma máscara foi feita para ser permanente e cedo ou tarde elas vão cair... Existe um meio de trazer à luz a verdadeira personalidade desse "anjo-lobo". Comece a questionar suas atitudes, à luz da Bíblia, claro. Fica um aviso: NÃO TENTE FAZER ISSO SE VOCÊ NÃO CONHECE A PALAVRA! Por isso, leia! Devore a Bíblia! Alimente-se e fortaleça seu espírito com a leitura diária da Palavra de Deus! Esta será a sua arma, a sua espada!Tapinhas nas costas, sorrisos e abraços nunca forma sinônimos de bom caráter. Políticos fazem isso o tempo todo. Muito menos "favores espirituais" (entenda como quiser). Não é uma questão de julgar a pessoa, mas suas atitudes. "Portanto, pelos seus frutos os conhecereis" (Mateus 7:20), não esqueçam!
Chapeuzinho? Não... O que me espera é uma coroa de glória!
quanta mensagem linda...DEUS te proteja sempre...
ResponderExcluirquanta mensagem linda...parabéns...
ResponderExcluir