quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Quando ficamos só



É difícil ficar só. Há quem prefira isolar-se do mundo, fugir das pessoas como uma maneira de se proteger (sabe-se lá de quê!). Essa fobia social não combina com a natureza humana, visto que Deus, ao criar o homem, disse: "Não é bom que o homem viva só". Tudo na natureza parece ter um par, para começar, e a partir daí, formam-se as famílias, comunidades, sociedades... E lá está o homem convivendo com outros da mesma espécie. Mas, por que algumas pessoas não conseguem viver bem com outras? É possível viver isolado do mundo, alheio ao que acontece a sua volta?

Atualmente, podemos quase afirmar que é impossível alguém viver assim. Cada vez mais vemos a necessidade de estar em contado com pessoas, a solicitar ajuda ou prestar serviços a alguém. Para tudo, precisamos da ajuda de alguém. Até mesmo os tímidos, por mais introvertidos que sejam, em algum momento precisará relacionar-se com alguém. Enfim, não podemos fugir dessa verdade: fomos criados para viver em sociedade.

O "ficar só" não caracteriza-se pela ausência de pessoas à nossa volta, apenas. Posso estar sozinha em qualquer lugar e ainda assim não sentir-me só. Ou, pelo contrário, posso estar em meio a uma multidão e sentir-me só. E, então, estando só, podemos ver quão frágeis nós somos. Viramos crianças, sentimos vontade de chorar, queremos atenção, precisamos de "colo", queremos conversar... mas com quem? Com o espelho?

Quando ficamos só, passamos a ficar cheios de nós mesmos. É como se tentássemos nos agradar de alguma forma, mas nada funciona, tudo nos irrita. Alguns momentos de reflexão a sós consigo até fazem bem, mas a solidão não deve ser um estado permanente.

Sei que é indelicado recorrermos às nossas próprias citações, mas fomos criados para viver em sociedade. E isso implica conviver com diferenças, peculiaridades e pequenos defeitos que poderão criar situações de estresse intenso. Mas, se lembrarmos que aos olhos dos outros também somos um "poço de defeitos e manias", fica fácil suportar as diferenças alheias.

Viver só depende de nós. Mas, se ficar difícil demais arrumar alguma companhia, há alguém que prometeu nunca no deixar só. É só chamar por Jesus e certamente Ele não hesitará em tornar-se seu melhor amigo...

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Nunca é tarde


Lembra quando disse que não faria promessas para o Ano Novo? Pois é, não fiz, mas como meu futuro está nas mãos de Deus, os melhores planos para minha vida vêm Dele. E por falar nisso, Ele já começou a me surpreender: concretizou um sonho antigo que eu tinha, logo no início do ano. Agora sou uma universitária. Suspresa? Para mim, sim, mas para Deus... Posso até imaginá-lo me olhando lá do céu enquanto eu verificava a lista dos classificados e ficava pasmada com o meu nome lá, e mais surpresa ainda com a colocação! Deus deveria estar com um cartaz escrito "EU JÁ SABIA!!!" e, certamente, estaria sorrindo o sorriso mais lindo do Universo olhando para a cara de boba estampada em mim... Deus é surpreendentemente incrível!

Pode parecer bobagem, mas esse acontecimento me fez pensar em tantas oportunidades que eu deixei passar... Na verdade, nunca coloquei muita fé em mim, apesar de saber que com um pouco mais de esforço eu posso realizar tanta coisa... Mas nadar contra a maré é difícil. Quando a grande maioria diz que "é difícil", que "não vai dar certo", que "não vale a pena tentar", você acaba acreditando nisso e deixa as oportunidades passarem. Outro dia ouvi do meu pastor: "NÃO EXISTEM PORTAS FECHADAS E, SIM, OPORTUNIDADES DESPERDIÇADAS". Sábias palavras...

Agora eu vejo que nunca é tarde. O primeiro passo é aprender a nadar, ou seja, aprender a sonhar, a acreditar naquilo que somos e podemos realizar. Após o primeiro passo, é preciso entender que ninguém que aprende a nadar já está apto a atravessar a Baía de Guanabara! Temos que ir com calma! Isso significa que algumas vezes nossos planos não sairão do jeito que esperávamos... mas isso é mais do que normal. Temos que aproveitar esses aparentes "fracassos" como fonte de pesquisa, guardando-os em nosso banco de dados e consultando-os esporadicamente a fim de não cometermos os mesmos erros. Finalmente, após muitas e muitas "aulas de natação", muitos "caixotes" e "caldos", você adquire experiência e conhece seus limites. Agora já sabe que nadar contra a maré é DIFÍCIL, mas não IMPOSSÍVEL quando se tem preparo, perseverança e objetivos.

Sabe uma lição que aprendi quando fui à praia pela primeira vez? Minha mãe disse: "Nunca dê as costas para o mar! Olhe sempre para ele e quando vier a onda, você pula ou, então, mergulhe e deixe ela passar". Incrível, não? Assim também é com a vida! Não devemos ignorar o que acontece à nossa volta, a vida nos prega peças, como as ondas que parecem surgir do nada e quebram em cima de nós e... TCHIBUM! "De onde veio? Pra onde foi? Alguém anotou a placa?". Isso não teria acontecido se estivéssemos preparados, se tivéssemos encarado a onda de frente.

Minha vontade é ficar escrevendo direto, mas não quero ser prolixa (valeu o toque, Rô). Espero que tenham entendido meu ponto de vista e que, de uma forma ou de outra, eu os tenha ajudado de alguma forma.

 

Fiquem na paz!

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Vidas e Futuros



LINDA POESIA DO FANTÁSTICO SÉRGIO LOPES! ESSE É FERA!



Vidas e Futuros 


Sem saber o que fazer a gente foge muitas vezes
da melhor escolha que se pode decidir
quando estão em jogo vidas e futuros
de pessoas que se amam ou da nossa própria vida
não sabemos nem ao menos se amanhã levantaremos
nossos planos são só planos... nada mais!


Eu já vi tantas pessoas se batendo se matando e se perdendo por querer se garantir
um futuro com fortunas e riquezas construindo fortalezas como quem pensa em fugir
dos seus próprios pesadelos que embranquecem seus cabelos
lhes deixando rugas que não vão sair


Não há um só lugar onde o homem possa ir e se afastar
do olhar do Deus que o criou
Por que tentar
comprar castelos de ilusão
como quem pensa que tem Deus em suas própria mão?
Tão certo como o sol
brilha no dia que virá
é mais feliz
o homem que entrega a Deus todo seu coração,
futuro, vida e tudo mais
eis um segredo eficaz do homem que confia e espera no Senhor.



 

 

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Ano Novo = promessas novas?

É, gente, lá se foi mais um ano de nossas vidas. Agora é tempo de
fazer aquela retrospectiva, aquele balanço do ano que passou, revendo
as perdas e ganhos, sucessos e fracassos, altos e baixos... É hora de
fazermos nosso "plano de metas anual" cheio de promessas que até
acreditamos que "vamos cumprir!", mas, por algum motivo (ou vários
motivos!), não conseguimos realizar a metade delas.

Analisando o ano que passou, chego a conclusão que ele foi tarde!
Jesus, que ano difícil! Foi um ano de muito sofrimento, de perdas e
decepções. Claro, momentos bons eu vivi, como qualquer um. Só gostaria
de saber por que as coisas ruins pesam tanto ou até mais que as coisas
boas... É masi fácil lembrar daquela enxaqueca que tirou sua paciência
do que do alívio que sentiu após tomar um analgésico poderoso. Talvez
lembremos mais das coisas ruins porque elas nos fizeram aproximar mais
de Deus... Será? Prefiro pensar assim. O importante agora, mais do que
fazer planos para o novo ano, é pensar: o que eu aprendi durante o ano
passado e vou aplicar daqui para frente? Que bagagem estou levando para
2010? O que eu deixei para trás e o que eu preciso recuperar?


     2010 é
um livro de páginas brancas. Aprendi isso com minha grande amiga (te
amo, viu?). Por isso, tomei uma decisão importante para esse ano: não
vou fazer plano nenhum
. Calma, vou explicar melhor! Por exemplo: agora
mesmo, acabei de fazer o planejamento anual para a escola em que
trabalho. Todos os objetivos, atividades e metodologias já estão
planejadas desde já, podendo sofrer alterações diariamente, mas sem
fugir do que já foi pré-estabelecido. Mas nossa vida não tem que ser assim. É claro que temos que ter objetivos e ambições, temos que desejar melhorar de vida, alcançar novos degraus, conquistar e vencer. Essa vontade está dentro de mim. Não podemos esquecer que Deus tem o controle de nossas vidas e, mesmo que façamos planos, o QUERER e o EFETUAR vem DELE, segundo a Sua vontade, que diga-se de passagem, "é boa, perfeita e agradável" (Romanos 12.2). Quero fazer diferente esse ano: vou pedir a Deus que me mostre quais são os planos dele para mim, assim saberei que são os melhores. Quero acordar cada dia e
tentar vivê-lo da melhor forma possível, procurando não repetir os
erros de sempre, como andar na contra-mão de moto na volta do serviço
(isso foi só um exemplo, ok?). Enfim, o que eu quero dizer é que não
adianta fazer planos e depois ficarmos frustrados por não conseguirmos
realizar TODOS eles. Que essa seja nossa oração diária: "Sonda-me, ó
Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E
vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno" - Salmos 139.23, 24.

     Que esse seja um ano de muitas vitórias para todos nós!