Você sabe por que se diz que "a curiosidade matou o gato"? Esse ditado se originou na Europa, numa época em que as pessoas não gostavam muito de gatos. Elas estavam no fim da Idade Média e haviam aprendido que os gatos, especialmente os gatos pretos, traziam má sorte.
Com o intuito de acabar com os gatos, alguns faziam armadilhas, usando como iscas coisas estranhas que chamavam a atenção do felino curioso. Ele sempre ia com cautela, mas a curiosidade diante do objeto desconhecido acabava levando-o a cair na armadilha.
Nesse período, como você sabe, a Palavra de Deus foi retirada da mão do povo e muitas mentiras começaram a ser pregadas. Então alguns líderes, temendo que suas idéias fossem questionadas, começaram a usar o exemplo do "gato curiosio" para inibir aqueles que queriam aprender mais a respeito da Bíblia e da ciência. "A curiosidade", diziam, "matou o gato."
Esse, porém, nunca foi o pensamento de Deus. O Senhor nos deu a capacidade de estudar e o desejo de conhecer as coisas porque queria que fôssemos seres pensantes. Afinal, como alguém disse, a curiosidade não matou o gato. Ele morreu de velhice, mas morreu muito inteligente, porque sua curiosidade o levou a aprender muitas coisas legais acerca do mundo de Deus.